Patrícia Vilela

Atriz, diretora e dramaturga, bacharel em Artes Cênicas. Atuou em diversos trabalhos em teatro, novelas e seriados para a TV.  Atriz da temporada Malhação 2012/2013 na Rede Globo, personagem Raquel e as novelas "Esmeralda", direção de Henrique Martins; "Cristal", direção de Del Rangel e Herval Rossano, do SBT e o seriado “Pista Dupla”, com direção de Atílio Riccó. Séries: "Minha Vida é Uma Novela", direção, Del Rangel; SBT (2006) Câmera Café, “A Fêmea na Jaula” com direção de Jacques Lagoa, SBT (2007). No teatro, trabalhou com importantes diretores e dramaturgos, como Roberto Lage, em "Escola de Mulheres", de Moliére; Alberto Guzik e Sérgio Roveri, "De Alma Lavada"; "Sinceramente", de André Fusko;  Rodolfo García Vázquez (Cia Satyros), em "Os Cantos de Maldoror"; "Pacto de Sangue" - Melodrama para Marionetes e Silhuetas de Ramón Del Valle-Inclán; Sérgio Britto, em "Carmen", de Bizet; Maurice Vaneau, em "Aida”, de Giuseppe Verdi; Carlos Porto de Andrade Jr. em "Festim Diabólico", de Patrick Hamilton;  "Urfaust", de Goethe; Fernando Peixoto, em "Vidas Calientes"; Ivam Cabral, em "Safo"; Mário Bortolotto, (Cemitério de Automóveis) em "A Pior das Intenções” e “Whisky e Hambúrguer”, com texto e direção de Mário Bortolotto, dividindo a cena com o dramaturgo; “O Encontro das Águas”, de Sérgio Roveri e direção de Leonardo Miggiorin; “Dark Room”, de Mário Viana e direção de Aimar Labaki; “Refluxo”, de Ângela Ribeiro e direção de Eric Lenate; “Do Que Falamos Quando Falamos De Amor”, de Lucas Mayor; “O Rei de Sodoma”, de Fernando Arrabal com direção de Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa; "Notícias de Naufrágios", texto e direção de Mário Bortolotto; “O Santo Inquérito", de Dias Gomes.


Cinema: Longa-metragens: “SP: Crônicas de uma Cidade Real”, de Elder Fraga (2017); “Whisky e Hambúrguer”, de Caue Angeli (2015). 

Curta-metragens: "Operação Enjoei do Bingo", de Vinícius de Araújo com Tonico Pereira e Imara Reis, O Grande Poeta", de André Mattos; "Réquiem", "Madalena", “Nóia” - Um Dia No Limite”, "O Homem Perfeito e Outras Mentiras", ''Versus", ''Olho Mágico", "Dark Angel".


Links:

https://www.imdb.com/name/nm1872242/

https://www.youtube.com/channel/UCuWg9_qCbF2WUE-pRWe9Y2w


Professora de Interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya desde 2007.

Professora de interpretação teatral e TV no Projeto CINE FAVELA, em Heliópolis.

Preparadora de atores para séries, novelas e teatro.


Dirigiu os seguintes espetáculos: “Teatro Mágico”, de Ivanise Garcia inspirada na obra "O Lobo da Estepe", de Hermann Hesse (1993); “Taxi Drive-In”, de Alexandre Bamba (2002); “Eddie Cosby”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2002/2003); “Tudo Por Ela”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2014); “Marcelo Jorge é Marwem HD” (2019) “Velórios” de Sérgio Roveri, Ivam Cabral, Mário Bortolotto, Mário Viana e Jarbas Capusso Filho (2019); “CDP 201- Audiência de Custódia” (2020). "Cães de Rua", texto e direção de Patrícia Vilela ( 2022).


Coordenadora do curso : "O Cinema de Almodóvar com aulas de atuação" - Oficinas Culturais (Oficina Cultural Oswald de Andrade) - através da Poiesis e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. (2020)


Fundadora e diretora da Cia. de Teatro COLAATORES desde 2019.

Site: https://www.colaatores.com


Diretora Artística de Audiolivros na Centauro Comunicaciones desde 2022.


Dramaturgia:

"Cães de Rua" - (2020)

"Perda Maior" - (2021)

"Demônio de Poeira" - (2022)

"Corte Químico" - (2023)


-Prêmio de Melhor Atriz no Festival RIMA (Rio International Monthly Awards) pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2021. Assista o curta: “Nóia - Um Dia No Limite”https://www.youtube.com/watch?v=kq8KYiBnxjE

-Prêmio de Melhor Atriz no I FESTIVOU AUDIOVISUAL INDEPENDENTE BRASILEIRO de Brasília, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2020.

-Prêmio de Melhor Atriz no II Festival Internacional de Cinema Fantástico POE SJC, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2017.

-Prêmio de Melhor Atriz no “Festival World Cinema Festival” de Los Angeles pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2016.

-Indicação ao Prêmio de Melhor Atriz pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite”, no Malta Short Film Festival - Malta - 2016.

-Indicada ao troféu Gralha Azul para Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Os Cantos de Maldoror" - 1998.

-Atriz revelação indicada por jornalistas paranaenses pelo trabalho como atriz no monólogo "Safo", de Marguerite Yourcenar - 1994.

-Menção Honrosa pelo trabalho como atriz em "O Santo Inquérito", de Dias Gomes - 1989.


Mídias Sociais:

https://linktr.ee/patricia_vilela